Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O relatório da SAE representa a importância do diálogo com a iniciativa privada
conteúdo

Notícias

O relatório da SAE representa a importância do diálogo com a iniciativa privada

O estudo é um bom exemplo da importância de iniciativas que busquem coletar, sistematizar e analisar informações por meio da abertura de novos canais de diálogo com o setor privado. Esses canais de diálogo aproximam o governo de interlocutores que não têm incentivos ou os meios necessários para expor seus desafios e seus pontos de vista.

Os desafios ao aumento do investimento privado em infraestrutura no Brasil é tema do quinto Relatório de Conjuntura divulgado hoje, 07, pela Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE-PR).  O estudo, realizado a partir de entrevistas com profissionais da iniciativa privada, faz uma síntese das ações e propostas necessárias para o aumento do investimento em infraestrutura no País face ao cenário atual de ajuste nos gastos públicos.

            Estudo recente publicado por integrantes do Projeto Infra 2038, destaca o relatório da SAE, sugere que o Brasil precisará investir 8,7 trilhões de reais em infraestrutura entre 2018 e 2038 para eliminar o chamado “hiato de infraestrutura”, qual seja, a diferença entre o investimento acumulado e o necessário em setores como transporte, saneamento, transmissão de energia, dentre outros essenciais ao desenvolvimento do País. Nesse sentido, aponta, as parcerias com o setor privado surgem como alternativa frente a um cenário de forte ajuste fiscal e pouca margem para ampliação de investimentos públicos em infraestrutura. Se bem desenhadas e reguladas, afirma o Relatório, essas parcerias têm o potencial de liberar recursos do orçamento do governo para outras áreas e, ao mesmo tempo, possibilitar a expansão da infraestrutura, a implantação de empreendimentos com maior rapidez e o aumento da qualidade dos serviços prestados à população.

            Objetivando mapear os ajustes a serem feitos para ampliar novas parcerias entre o governo e o setor privado, o Relatório de Conjuntura da SAE apresenta uma síntese dos principais pontos identificados nas entrevistas realizadas com profissionais de atuação destacada no setor de infraestrutura, entre brasileiros e estrangeiros. Pontos comuns identificados resultaram em 32 recomendações que representam, segundo o estudo, um indicativo de uma agenda de políticas públicas a ser considerada por futuros gestores.

            A íntegra do Relatório de Conjuntura Desafios ao Aumento do Investimento Privado em Infraestrutura no Brasil está disponível CLICANDO AQUI.

 

Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SAE-PR)

Imprensa – (61)3411-2238