Você está aqui: Página Inicial > Estrutura > CISET > Notícias > Ciset no Encontro dos Auditores de Controle Interno no Rio
conteúdo

Notícias

Ciset no Encontro dos Auditores de Controle Interno no Rio

A Secretaria de Controle Interno da Presidência (Ciset/PR) participou, em 6 de junho de 2018, do 1º Encontro dos Auditores Internos do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), no Rio de Janeiro, apresentando sua experiência em ações de Consultoria, sob a ótica da Instrução Normativa CGU nº 03/2017, com Palestra intitulada “Avaliação e Consultoria: a experiência da Ciset/Presidência”, ministrada pelo Secretário de Controle Interno da Presidência – Substituto, Allison Roberto Mazzuchelli Rodrigues. O evento foi realizado no Auditório do Edifício sede do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e teve como objetivo a disseminação de informações sobre temas afetos à auditoria governamental.

A Ciset/PR relatou sua experiência com relação aos serviços de consultoria, tendo por referência os trabalhos já conduzidos junto às unidades da PR, tais como SPPI e SNMP, e a publicação da Portaria SG nº 74/2017. Na oportunidade, demonstrou que os serviços de consultoria são complementares aos de avaliação e que os resultados já alcançados por esta Ciset estão perfeitamente alinhados com os conceitos preconizados pela IN CGU nº 3/2017, reforçando o entendimento de que  “serviços de consultoria representam atividades de assessoria e aconselhamento, realizados a partir da solicitação específica dos gestores públicos e devem abordar assuntos estratégicos da gestão, como os processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos (item 18 da citada Instrução Normativa)”.

Estiveram presentes na abertura do evento o Presidente do INPI, o presidente do Inmetro e o Secretário Federal de Controle/CGU. O evento foi acompanhado por  auditores de controle interno de diversos órgãos e de diferentes unidades da federação, privilegiando a troca de experiências entre as unidades de controle interno do Poder Executivo Federal.”