Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SAE apresenta recomendações que visam auxiliar gestores governamentais

Notícias

SAE apresenta recomendações que visam auxiliar gestores governamentais

As 32 recomendações registradas no 5º Relatório de Conjuntura são um bom resumo da percepção de risco do setor privado em relação ao ambiente de negócios no Brasil. São uma síntese dos desafios que afetam os empreendimentos e que tornam nossa rede de infraestrutura menor do que o necessário, mais cara e menos eficiente.

Os desafios ao aumento do investimento privado em infraestrutura no Brasil é tema do quinto Relatório de Conjuntura divulgado hoje, 07, pela Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE-PR).  O estudo, realizado a partir de entrevistas com profissionais da iniciativa privada, faz uma síntese das ações e propostas necessárias para o aumento do investimento em infraestrutura no País face ao cenário atual de ajuste nos gastos públicos.

            Estudo recente publicado por integrantes do Projeto Infra 2038, destaca o relatório da SAE, sugere que o Brasil precisará investir 8,7 trilhões de reais em infraestrutura entre 2018 e 2038 para eliminar o chamado “hiato de infraestrutura”, qual seja, a diferença entre o investimento acumulado e o necessário em setores como transporte, saneamento, transmissão de energia, dentre outros essenciais ao desenvolvimento do País. Nesse sentido, aponta, as parcerias com o setor privado surgem como alternativa frente a um cenário de forte ajuste fiscal e pouca margem para ampliação de investimentos públicos em infraestrutura. Se bem desenhadas e reguladas, afirma o Relatório, essas parcerias têm o potencial de liberar recursos do orçamento do governo para outras áreas e, ao mesmo tempo, possibilitar a expansão da infraestrutura, a implantação de empreendimentos com maior rapidez e o aumento da qualidade dos serviços prestados à população.

            Objetivando mapear os ajustes a serem feitos para ampliar novas parcerias entre o governo e o setor privado, o Relatório de Conjuntura da SAE apresenta uma síntese dos principais pontos identificados nas entrevistas realizadas com profissionais de atuação destacada no setor de infraestrutura, entre brasileiros e estrangeiros. Pontos comuns identificados resultaram em 32 recomendações que representam, segundo o estudo, um indicativo de uma agenda de políticas públicas a ser considerada por futuros gestores.

            A íntegra do Relatório de Conjuntura Desafios ao Aumento do Investimento Privado em Infraestrutura no Brasil está disponível CLICANDO AQUI.

 

Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SAE-PR)

Imprensa – (61)3411-2238